A Casa do Castelo – Centro Interpretativo da Paisagem Cultural de Sistelo já está aberta ao público. A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e a Junta de Freguesia de Sistelo pretendem “promover a divulgação do património natural e da sua ligação ao Rio Vez, fomentando a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável do território”.
No momento de abertura deste espaço o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Esteves, destacou o trabalho e esforços conjuntos que este projecto implicou, desde a aquisição do edifício, a elaboração de projectos, apresentação de candidaturas e realização das obras de exteriores e interiores, refere uma nota da autarquia.
João Esteves frisou que “esta casa é um símbolo da força dos sistelenses. Muito trabalho foi feito para chegarmos a este Centro Interpretativo da Paisagem Cultural de Sistelo. Este centro valoriza os socalcos, que são fruto do desenvolvimento sustentável promovido pelos homens e da natureza, e que se tornaram Monumento Nacional.” Adiantou também que já há outras candidaturas, projectos e investimentos aprovados.
Para o autarca “não é só Sistelo que beneficia deste processo, é todo o concelho. Temos de continuar a desenvolver esta e outras zonas do concelho, promovendo o território e as suas potencialidades. Desta forma, estamos a contribuir para a criação de postos de trabalho, rendimento, fixação e atracção de pessoas e investimento”.
Já o presidente da Junta de Freguesia de Sistelo, Sérgio Rodrigues, frisou que “para Sistelo é um dia marcante, não só pela abertura deste espaço, mas também porque para além de toda esta obra recuperada, este é um momento muito sentimental , já que muitos dos sistelenses ao longo dos tempos me diziam que não queriam morrer sem ver a Casa do Castelo recuperada”.
Apoios comunitários
A recuperação da casa foi feita com recursos a candidaturas a fundos comunitários. “Investimento público acima de meio milhão de euros. É um projecto que mostra bem para que é que o investimento pode contribuir, nomeadamente para o desenvolvimento do território e o combate à desertificação”
Em termo de investimento privado, nos últimos 4 anos, foi realizado investimento acima de 1 milhão de euros, nomeadamente foram adquiridas 12 casas para recuperação de património e existem neste momento cerca de 18 casas para turismo rural, em projecto e em construção. De referir que foram criados de 10 postos de trabalho e foi criada uma dinâmica económica na freguesia e no concelho com este projecto.
A candidatura “POSEUR-03-2215- FC000066 – Promoção e Sensibilização Ambiental de Sistelo e do Rio Vez”, é co-financiada pelo FC, Programa Operacional POSEUR, Portugal 2020, Eixo Prioritário 3 – Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos, com um investimento elegível de 132 mil euros.
Agricultura e Mar Actual