A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez apresentou às juntas de freguesia, baldios, Comando Distrital de Operações e Socorro de Viana do Castelo, GNR, bombeiros e associações as acções constantes no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) para o ano 2018.
Este é um instrumento de planeamento, programação, organização e execução de um conjunto de acções de prevenção, visando diminuir o impacto causado pelos incêndios florestais, procurando defender a vida das pessoas, os seus bens e a floresta, explica fonte da autarquia.
Acções propostas
Entre as acções propostas para o ano 2018 estão faixas de gestão de combustíveis de aglomerados populacionais, edificações isoladas, rede viária, parques empresariais, assim como a beneficiação da rede viária florestal, manutenção e construção de pontos de água.
A mesma fonte institucional do Município de Arcos de Valdevez garante que irá dar continuidade ao projecto aprovado ao POSEUR para a instalação da rede primária de faixas de gestão de combustíveis, assim como se prevê a elaboração de uma candidatura para execução do Plano de Fogo e a renovação dos protocolos com as entidades detentoras de sapadores florestais, no montante de 137.500 euros.
Decorrente dos grandes incêndios florestais de 2016 (Travanca e Peneda), os baldios irão arrancar com os trabalhos constantes aprovados nos projectos de estabilização de emergência.
A sensibilização ambiental/florestal terá uma forte componente esta ano, com a realização de diversas acções pelas diversas entidades, município, GNR e associações.
Agricultura e Mar Actual