Início / Agricultura / Arcos de Valdevez apresenta acções de defesa da floresta contra incêndios

Arcos de Valdevez apresenta acções de defesa da floresta contra incêndios

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez apresentou às juntas de freguesia, baldios, Comando Distrital de Operações e Socorro de Viana do Castelo, GNR, bombeiros e associações as acções constantes no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) para o ano 2018.

Este é um instrumento de planeamento, programação, organização e execução de um conjunto de acções de prevenção, visando diminuir o impacto causado pelos incêndios florestais, procurando defender a vida das pessoas, os seus bens e a floresta, explica fonte da autarquia.

Acções propostas

Entre as acções propostas para o ano 2018 estão faixas de gestão de combustíveis de aglomerados populacionais, edificações isoladas, rede viária, parques empresariais, assim como a beneficiação da rede viária florestal, manutenção e construção de pontos de água.

A mesma fonte institucional do Município de Arcos de Valdevez garante que irá dar continuidade ao projecto aprovado ao POSEUR para a instalação da rede primária de faixas de gestão de combustíveis, assim como se prevê a elaboração de uma candidatura para execução do Plano de Fogo e a renovação dos protocolos com as entidades detentoras de sapadores florestais, no montante de 137.500 euros.

Decorrente dos grandes incêndios florestais de 2016 (Travanca e Peneda), os baldios irão arrancar com os trabalhos constantes aprovados nos projectos de estabilização de emergência.

A sensibilização ambiental/florestal terá uma forte componente esta ano, com a realização de diversas acções pelas diversas entidades, município, GNR e associações.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

PS Açores acusa Governo Regional de falhas na gestão das quotas pesqueiras

Partilhar              O Partidos Socialista (PS) dos Açores entregou um requerimento ao Governo Regional dos Açores, intitulado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.