A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez celebrou ontem, 20 de Maio, com a Arpavez — Associação de Recolha e Protecção de Animais do Vez, um protocolo de apoio à actividade no montante de 5.000 euros.
Este apoio servirá para apoiar na organização, implementação e gestão do programa CED – Capturar-Esterilizar-Devolver, um programa eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução das populações felinas silvestres, explica uma nota de imprensa do município de Arcos de Valdevez.
E acrescenta que as vantagens do CED na comunidade são a diminuição de gatos silvestres e vadios em toda a comunidade; menos abates; maior cooperação dos cuidadores; mobilização de acções de voluntariado.
Incentivo à adopção
Para além desta medida, e à semelhança de anos anteriores, entrarão brevemente em vigor, o incentivo à adopção em que o Município oferece a esterilização dos animais sinalizados pelos serviços municipais, que sejam retirados da rua, bem como a oferta da esterilização de animais de companhia de munícipes carenciados.
Agricultura e Mar Actual