A Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e a Sociedade Espanhola de Ciências Hortícolas (SECH) realizam o VIII Congresso Ibérico de Ciências Hortícolas, no recém-inaugurado Centro de Congressos de Coimbra, localizado no Convento de São Francisco, de 6 a 9 de Junho de 2017.
Este congresso reúne a cada 4 anos a comunidade científica e técnica luso-espanhola que trabalha em fruta, hortaliças, vinha, olival, plantas aromáticas e medicinais e plantas ornamentais, constituindo-se como o mais alargado fórum de discussão de ciências hortícolas na Península Ibérica.
O congresso acolhe comunicações de todas as áreas das ciências e tecnologias hortícolas, tendo por mote a “Intensificação e Sustentabilidade nas Cadeias de Valor Hortícolas”.
Os temas para apresentação de comunicações orais e pósteres são:
- Horticultura herbácea
- Fruticultura
- Viticultura e enologia
- Olivicultura e azeite
- Plantas aromáticas e medicinais
- Horticultura ornamental
- Pós-colheita e cadeia de abastecimento
- Horticultura urbana, social e terapêutica
- Horticultura de precisão
- Culturas protegidas e engenharia hortícola
- Melhoramento genético e propagação de plantas
- Sistemas de cultura sem solo
- Proteção das culturas
- Horticultura biológica
- Técnicas sustentáveis de produção hortícola
A região Centro de Portugal tem uma intensa actividade hortícola com distintivas regiões produtoras, paisagens agrícolas, actividades e empresas com elevado interesse técnico. Serão proporcionadas visitas técnicas sobre as seguintes áreas temáticas: Viticultura do Dão e da Bairrada; Actividade viveirista; Fruticultura; Olivicultura; Horticultura ornamental; Plantas aromáticas e medicinais; Culturas protegidas; Hortaliças de ar livre.
A Associação Portuguesa de Horticultura (APH) é a maior e mais activa associação técnico-científica nacional na área das ciências agrárias, com fortes ligações ao meios científico, académico e profissional, a nível nacional e internacional. Em 2016 a APH comemora 40 anos de existência. No âmbito da APH, a horticultura inclui as diferentes fileiras de produtos de alto valor, nas vertentes de fruticultura, viticultura, olivicultura, horticultura herbácea e horticultura ornamental. Em conjunto, estas actividades representam mais de 2,5 mil milhões de euros com crescente potencial exportador e de inovação.
Agricultura e Mar Actual