A Anceve – Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas decidiu, face “ao momento de grande incerteza que o sector atravessa”, organizar a Conferência “Desafios e oportunidades para o sector do vinho – vem aí uma crise vitivinícola sem precedentes?”.
O encontro realiza-se no próximo dia 9 de Setembro de 2024, a partir das 14h30, na Aula Magna da Universidade Portucalense, no Porto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até ao próximo dia 30 de Agosto, através do email paulo.amorim@anceve.pt, sendo aceites por ordem de entrada, até ao limite de lotação da Aula Magna.
A sessão de encerramento conta com a participação do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.
Na última década, o vinho tem tido uma história de sucesso, com as exportações a aumentarem em valor. “Apesar do seu contributo para o PIB, a fileira enfrenta no entanto desafios significativos, face à quebra e alterações dos padrões de consumo, à instabilidade do contexto internacional, à dificuldade em conseguir aumentar o valor acrescentado, à deficiente remuneração dos viticultores, aos apelos constantes às destilações de crise e aos negócios por elas proporcionados, ao controle relativo ao trânsito de vinhos, às reclamações sobre as deficiências da fiscalização, à problemática em redor do arranque de vinhas, ao futuro do Programa VITIS e às importações de vinho a granel de baixo preço, que desvirtuam o mercado”, refere uma nota de agenda da Anceve.
E adianta que “o sector também regista dificuldades de produção e colheitas cada vez mais imprevisíveis, devido às alterações climáticas”, realçando que “alguns especialistas vêm alertando para a possibilidade de uma crise vitivinícola sem precedentes”.
O sector vitivinícola deve assim “adaptar-se a estas novas realidades e o enquadramento político deve acompanhar essa transição, desta forma se assegurando a continuidade do caminho de sucesso”.
“Realizada durante uma das mais polémicas vindimas das últimas décadas, que recordaremos nos anos vindouros e a partir da qual o sector não será certamente o mesmo, a Conferência será um fórum de debate de todas estas questões, de onde deverão também sair algumas soluções”, refere o presidente da direcção da Anceve, Paulo Amorim.
A Conferência tem já confirmada os seguintes participantes, numa mesa redonda, em dois Painéis sucessivos: presidentes da Viniportugal (Frederico Falcão), do IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (Gilberto Igrejas – a confirmar), da Andovi e da CVR Lisboa (Francisco Toscano Rico), da CVRVV – Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (Dora Simões), da CVR Alentejana (Francisco Mateus), da CVR Beira Interior (Rodolfo Baldaia de Queirós), João Rebelo (Professor Universitário/UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e vice-presidente da EUAWE – European Association of Wine Economists, o produtor Anselmo Mendes, António Sucena Cláudio (Forum Unidos pela Vinha de Portugal) e a Subinspetora-Geral da ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, Filipa Melo de Vasconcelos.
A mesa redonda será moderada pelo jornalista Manuel Carvalho (Jornal Público), sendo seguida de debate.
Agricultura e Mar