A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu hoje, 1 de Agosto, à cerimónia de consignação da empreitada do prolongamento do quebra-mar interior do porto de Peniche, com um valor próximo de 1,12 milhões de euros e um prazo de execução de 150 dias.
Esta obra, lançada pela Docapesca — Portos e Lotas e co-financiada pelo programa operacional Mar 2020, tem por objectivo melhorar as condições de abrigo das bacias de estacionamento da frota artesanal de pesca, contempla o prolongamento do quebra-mar em 140 metros e ainda a reabilitação da super-estrutura já existente.
A intervenção abrange ainda a instalação de pavimento pedonal, contido por blocos de coroamento e murete no extra-dorso nos primeiros 75 metros, com colunas de iluminação e mobiliário urbano, além da colocação na sua cabeça de um farolim de alimentação autónoma.
Dragagem
Prevê-se igualmente a realização de duas operações de dragagem, uma a cargo da Docapesca, de plataforma à cota -1,50m (ZH) no extra-dorso do quebra-mar actual, e uma segunda, da responsabilidade da DGRM — Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, na bacia portuária, representando um investimento de cerca de 643 mil euros.
Durante a cerimónia, para além de uma apresentação do Parque de Ciência e Tecnologia do Mar — SmartOCEAN, foi também assinado o contrato relativo à empreitada de reabilitação da estação de captação de água salgada do Porto de Peniche, da responsabilidade da Docapesca, representando um investimento de cerca de 195 mil euros.
Agricultura e Mar Actual