A Altri acordou a aquisição à Smarttia da Greenalia Forest, uma das principais empresas do sector florestal galego e da Greenalia Logistics, dando um passo estratégico na consolidação da sua presença na Galiza, Espanha.
Esta operação representa “um importante marco para a implementação dos projectos da empresa naquela região autónoma e reflecte o compromisso da Altri com o desenvolvimento sustentável e com a valorização dos recursos naturais da Galiza”, refere um comunicado de imprensa da Altri.
A concretização desta aquisição está sujeita à verificação de um conjunto de condições prévias, procedimento habitual em transacções desta natureza. A empresa espera que este processo esteja concluído no final do primeiro trimestre de 2025.
Com esta aquisição, a Altri reforça a sua presença na Galiza e “reafirma o seu compromisso com a comunidade local e com os seus parceiros”. A empresa continuará a colaborar com fornecedores locais que “adoptem as melhores práticas de gestão florestal, promovendo a criação de emprego e impulsionando o aumento da produtividade florestal actual na Galiza, bem como o desenvolvimento económico e social da comunidade autónoma”, acrescenta o mesmo comunicado.
E realça estar a operação “alinhada com os valores fundamentais da Altri, nomeadamente com a sustentabilidade, o equilíbrio e o respeito pela conservação e preservação dos recursos naturais”. Esta operação reflecte ainda “o propósito da empresa de avançar na construção de um mundo mais renovável, gerando valor para as comunidades locais e fortalecendo a economia do seu entorno”.
A Altri é um produtor europeu de referência de fibras celulósicas. O Grupo está também presente no sector de energias renováveis de base florestal, nomeadamente a cogeração industrial através de licor negro. A estratégia florestal assenta no aproveitamento integral de todos os componentes disponibilizados pela floresta: fibras celulósicas, licor negro e resíduos florestais.
A Altri é responsável pela gestão de cerca de 92,8 mil hectares de floresta em Portugal, integralmente certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC) e pelo Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC), dois dos mais reconhecidos mecanismos de certificação florestal a nível mundial.
O Grupo Altri detém três fábricas de fibras celulósicas em Portugal, com uma capacidade instalada superior a 1,1 milhões de toneladas por ano.
Agricultura e Mar