A Alltech divulgou o seu Relatório de Sustentabilidade 2020, um ano depois de ter assumido o compromisso com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com o Pacto Global da ONU e a iniciativa Science Based Targets.
Além de reflectir a visão da Alltech para um Planeta de Abundância ( Planet of PlentyTM), este relatório reafirma o alinhamento da empresa com uma crescente rede global de entidades em todo o mundo unidas na missão de construir um futuro mais sustentável.
“Como empresa internacional que actua em toda cadeia de abastecimento alimentar, estamos numa posição privilegiada para gerar um impacto positivo numa vasta panóplia de sectores”, afirmou Mark Lyons, presidente e CEO da Alltech.
E acrescentou que “o Pacto Global da ONU ajudou a dar orientação, valor e alinhamento aos nossos projectos e serviu-nos de inspiração para criar novos projectos. Este relatório apela a clientes e parceiros para que se juntem a nós num esforço colaborativo de adopção de novas tecnologias, de optimização das práticas empresariais e de incorporação da inovação, com vista a criar um mundo de abundância”.
Apoio a 9 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável
A 12 de Julho de 2019 a Alltech comprometeu-se a tomar medidas para apoiar nove dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, tendo seleccionado aqueles que estão directamente alinhados com a sua actividade e nos quais pode ter um maior impacto.
Os ODS seleccionados foram: Erradicar a Fome, Saúde de Qualidade e Bem-estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Género, Trabalho digno e Crescimento Económico, Acção climática, Proteger a vida marinha, Proteger a vida terrestre e Parcerias para a implementação dos objectivos.
Relatório de Sustentabilidade
O Relatório de Sustentabilidade 2020 da Alltech (aqui) apresenta os principais progressos alcançados pela empresa nos ODS com os quais se comprometeu, nomeadamente, certificação de produtos Alltech pelo Carbon Trust, iniciativas na área da Educação, apoio às mulheres na agricultura e aplicação de 40 anos de investigação em nutrição animal em prol da saúde humana.
O relatório também reafirma o compromisso da Alltech com o Pacto Global da ONU, a maior iniciativa mundial de sustentabilidade corporativa. A Alltech “está empenhada” em operar de forma a cumprir responsabilidades fundamentais nas áreas dos direitos humanos, trabalho, ambiente e anti-corrupção. A empresa põe em prática os 10 Princípios do Pacto Global da ONU nas suas estratégias, políticas e procedimentos.
A par da adesão ao Pacto Global da ONU, a Alltech também assumiu o compromisso com a iniciativa Science Based Targets, criada para ajudar as empresas a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e divulgar os progressos alcançados de forma transparente, através de documentação e relatórios. A Alltech iniciou o primeiro ano de recolha de dados, e seguidamente definirá metas para reduzir as emissões de gases com efeito estufa, o consumo de água e de energia nas suas operações.
Em Dezembro de 2019, a Alltech recebeu o Conselho de Segurança da ONU na sua sede em Nicholasville, Kentucky. A embaixadora dos EUA, Kelly Craft, originária do Kentucky, seleccionou a Alltech para acolher esta reunião, em parte devido ao compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU e com nove dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Os 13 membros presentes representaram os EUA, China, Polónia, Peru, Rússia, República Dominicana, Indonésia, Vietname, Bélgica, Kuwait, Guiné Equatorial, Tunísia e São Vicente e Granadinas.
“Estamos entusiasmados por ter alcançando este marco histórico numa caminhada que começou em 1980”, afirmou Deirdre Lyons, co-fundadora e directora de imagem e design corporativo da Alltech, realçando que “a nossa missão de trabalhar em prol dos animais, dos consumidores e do ambiente – e de fazer a diferença no mundo que nos rodeia – tem um novo enquadramento de sucesso que ajudará a guiar-nos para o futuro”.
Agricultura e Mar Actual