O “Turismo Mineiro e Industrial no Alentejo” foi o tema que esteve hoje, quinta-feira, dia 20 de Outubro, em debate. Aljustrel foi o anfitrião deste evento, que se inseriu no âmbito do Festival de Caminhadas – TransAlentejo.
Uma iniciativa que decorreu na Central de Compressores e que contou com o apoio de diversas entidades, destacando-se a Turismo do Alentejo e a empresa de animação turística SAL.
A abertura do colóquio encontrou-se a cargo do presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Carlos Teles, e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo, Vítor Silva.
Em destaque, refere a autarquia em nota de imprensa, estiveram as potencialidades do património mineiro e geológico, mas também diversos projectos associados à actividade extractiva, e que “podem ser tomados como exemplo para a revitalização do território, nomeadamente através do turismo e da ciência”.
Foram ainda dados a conhecer “casos práticos e de sucesso e lançados desafios para que se possa pensar o futuro do turismo mineiro e industrial no Alentejo, designadamente enquanto activo capaz de gerar desenvolvimento económico e social e potenciador da fixação de população”.
Para o Município de Aljustrel, esta foi uma “oportunidade ainda para colocar em evidência o vasto e rico património mineiro e industrial, do qual este concelho é fiel depositário há séculos, e para dar a conhecer os novos projectos que a autarquia tem em marcha para este sector”.
Agricultura e Mar