A Associação de Produtores de Batata Doce de Aljezur vai organizar, nos dias 24, 25 e 26 de Novembro, mais uma edição do Festival da Batata doce.
O festival é o resultado de uma parceria estabelecida há vários anos entre o Município de Aljezur e a Associação de Produtores de Batata Doce de Aljezur com o principal intuito de valorizar a produção agrícola deste produto secular e de sabor e características únicas, muito devido ao solo e ao clima que a zona demarcada apresenta para a produção da mesma.
A inauguração oficial do evento, que decorrerá hoje, dia 24 de Novembro, pelas 18 horas, será presidida pelo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.
A variedade de oferta gastronómica do Festival passará por 4 restaurantes 3 tasquinhas, mas também por uma reforçada oferta de street food e uma zona petisqueira na tenda exterior.
Cerveja artesanal de batata-doce
Segundo fonte institucional da autarquia, “a tentação do doce mantém uma presença forte e em cada esquina do festival será fácil ser tentado por uma pastelaria variada de base da batata-doce de Aljezur, por um chocolate com batata-doce, um licor, uma compota, uma aguardente, um gelado, uma bebida quente ou em absoluta novidade desta edição, umas refrescantes e saborosas cervejas artesanais de batata-doce de Aljezur”.
Esta será a novidade da edição deste ano, numa parceria entre a Cerveja Marafada produzida em Silves, no Algoz na Quinta dos Avós e a Cerveja Ale n´ Tejo produzida pela Ale n´ bic Unipessoal em Saboia, Odemira.
Refira-se que a batata-doce de Aljezur é detentora do selo de Identificação Geográfica Protegida (IGP), garantida pela Associação de produtores de Batata-doce de Aljezur, que irá ainda disponibilizar a batata assada em forno de lenha e a batata-doce frita.
Agricultura e Mar Actual