A Xylella fastidiosa, uma bactéria letal para as oliveiras, vinhas e árvores de fruta que obrigou a arrancar em Itália um milhão de oliveiras e que se está a alastrar por Espanha, chegou á comunidade de Madrid. Este é o primeiro caso na região.
Aquela bactéria, totalmente inócua para pessoas e animais, foi encontrada numa oliveira situada numa quinta particular de Villarejo de Salvanés, no Sudeste da região de Madrid. As autoridades já começaram a aplicar as medidas de prevenção e erradicação para isolar o foco e evitar a propagação da Xylella fastidiosa, avança a agência espanhola EFE.
A bactéria pode ter chegado a Madrid através de insectos ou pela mão humana, no transporte de plantas.
Oliveiras arrancadas
Assim, as autoridades espanholas já se decidiram pelo arranque da oliveira afectada e todas as que estejam num raio de 100 metros, para evitar a propagação da doença.
As oliveiras que estejam num raio de 500 metros do exemplar com Xylella fastidiosa serão alvo de tratamentos insecticidas e fitossanitários, assim como todas as outras plantas ao seu redor, susceptíveis de serem afectadas.
Em paralelo a estas medidas, as autoridades espanholas estão já a preparar um programa de indemnizações aos agricultores afectados.
Agricultura e Mar Actual