A Câmara Municipal de Pombal informa que foi assinalada, no passado domingo, 11 de Julho, a conclusão e a entrada em actividade do Parque Aventura e Lazer de Albergaria dos Doze, que passa a disponibilizar o primeiro parque de arborismo do concelho. Uma actividade “outdoor” que convida miúdos e graúdos para uma experiência de aventura ao ar livre, em pleno contacto com a floresta e a natureza.
Representando um investimento municipal na ordem dos 220 mil euros, o Parque resulta de um projecto de reconversão das antigas instalações da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Albergaria dos Doze, numa zona de lazer e de desportos de aventura.
O espaço é constituído por edifício principal e anexo, que funcionará como sede social do Núcleo de Aventura e Desporto de Albergaria dos Doze (N.A.D.A.), parque infantil, parque de manutenção, parque de merendas, circuito de arborismo, churrasqueiras, zonas verdes e de estacionamento.
Projecto do Orçamento Participativo
O projecto teve a sua origem numa proposta apresentada no âmbito do Orçamento Participativo promovido pelo Município de Pombal, vindo a ser desenvolvimento e melhorado em articulação com o N.A.D.A. e a União de Freguesias de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.
“Nasceu, em parte, da vontade das pessoas” e com o envolvimento de um conjunto de empresas patrocinadoras do N.A.D.A., como fez questão de destacar o presidente da União de Freguesias, Manuel Nogueira Matos.
Por sua vez, Diogo Alves Mateus, presidente da Câmara Municipal de Pombal, salientou a importância daquele tipo de equipamento para o fomento do desporto de aventura no concelho e na região, desejando que exista um “crescente investimento, entusiasmo, melhoria das instalações mas, acima de tudo, que corresponda minimamente ao esforço enorme que o N.A.D.A. tem feito, com capacidade de se abrir a outras actividades, a outras valências, para benefício de todos”.
No âmbito da assinatura de um protocolo de cooperação, a gestão, a manutenção e a utilização daquele Parque Aventura e Lazer será assegurada pelo N.A.D.A., que poderá utilizar o espaço para a realização de actividades recreativas, culturais e de promoção social, bem como outras desde que se revelem de manifesto de interesse para a população local.
Agricultura e Mar Actual