Início / Agenda / AHSA e OIM realizam workshop sobre recrutamento ético. 4 de Outubro no Clube Fluvial Odemirense

AHSA e OIM realizam workshop sobre recrutamento ético. 4 de Outubro no Clube Fluvial Odemirense

A AHSA – Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur e a OIM – Organização Internacional para as Migrações promovem no dia 4 de Outubro, a partir das 9h00, no Clube Fluvial Odemirense, um workshop sobre recrutamento ético. A iniciativa conta com o patrocínio da Driscoll’s.

Com a presença da coordenadora do departamento de migração laboral da OIM, Sofia Cruz, o evento irá arrancar com uma análise do panorama português da migração laboral, bem como das alterações legislativas com a entrada em vigor do Plano para as Migrações, avança uma nota de imprensa da AHSA.

De seguida, será abordada a importância e os princípios do recrutamento ético e os riscos associados ao recrutamento no processo de migração laboral. Destaque também para a sessão de introdução aos sistemas de gestão para um recrutamento mais ético, que irá explorar as ferramentas existentes para auxiliar a sua implementação.

Durante a tarde, o protagonismo será dado aos participantes, para que, através da troca de experiências e boas práticas entre si, possam aprofundar o conhecimento sobre sistemas de gestão para recrutamento ético e ferramentas disponíveis. No final, terá lugar um novo painel de debate em que serão analisados os resultados e conclusões obtidas, acrescenta a mesma nota.

Formações de recursos humanos

Por outro lado, refere a mesma nota, em 2023, a AHSA deu início a uma série de sessões de formação em torno do mais importante dos temas: as pessoas. A associação dá, assim, continuidade a este plano de formação, no âmbito do qual já foram realizados vários seminários na área social, para esclarecer e debater temas como a migração laboral, o recrutamento ético, o Contrato Colectivo de Trabalho e as alterações ao Código do Trabalho, entre outros temas práticos no âmbito dos recursos humanos. Este conjunto de iniciativas conta com o apoio da Global Bay, consultora da AHSA na área dos recursos humanos.

Sublinha, ainda, que, através deste tipo de iniciativas, a AHSA “desempenha um papel fundamental na área dos recursos humanos do sector agrícola nas regiões de Odemira e Aljezur, através da negociação de contratos colectivos com os sindicatos, que estabelecem condições de trabalho justas e equitativas para os trabalhadores do sector agrícola na região. A associação participa também em diversos fóruns e grupos de trabalho, defendendo os interesses dos seus associados e contribuindo para a definição de políticas públicas para o sector agrícola.

Além disso, a AHSA actua na capacitação e formação profissional dos trabalhadores, promovendo o desenvolvimento de competências e o aumento da produtividade. “Ao defender os direitos dos trabalhadores e promover o diálogo social, a AHSA contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, fortalecendo o sector agrícola e garantindo a sua sustentabilidade a longo prazo”.

A AHSA, fundada em 2004 por empresas que operam no Perímetro de Rega do Mira, abrange uma área de 12 mil hectares para agricultura, com apenas 58% em uso, sendo 33% dedicados à horto-fruticultura e apenas 12,5% com culturas em regime coberto. A associação conta com cerca de 40 empresas associadas.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.