A Agros — União das Cooperativas de Produtores de Leite recebe 4.500 crianças para assinalar Dia da Criança e do Leite. Desde 2001 que o Dia Mundial da Criança coincide com o Dia Mundial do Leite, criado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, com o intuito de reconhecer a importância deste bem essencial – o leite – como alimento global desde os primórdios da humanidade.
Para apadrinhar este dia a Agros conta com a presença do secretário de Estado da Educação, António Leite, do secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, do secretário-geral dos Estabelecimentos Escolares, João Gonçalves, do vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR Norte), Beraldino Pinto, que serão acompanhados pelos responsáveis das entidades organizadoras, Idalino Leão, presidente do conselho de administração da Agros e Luís Diamantino, vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Actividades com crianças
A Agros assinala este dia promovendo actividades com crianças dos Agrupamentos Escolares da sua área social. Este ano a organização do Dia Mundial da Criança e do Leite será em conjunto com o Pelouro da Educação do Município da Póvoa de Varzim, dirigida a todas as crianças dos Jardins de Infância e do 1º CEB do Concelho, incluindo instituições da rede pública, solidária e privada, envolvendo cerca de 4.500 participantes (entre crianças/alunos, docentes e pessoal não docente) “proporcionando-lhes um dia diferente e inesquecível, com muita alegria e dinamismo”, refere a Agros em nota de imprensa.
Ao longo do dia, desenvolvem-se actividades desportivas e pedagógicas nas áreas definidas para o efeito, bem como a realização de espectáculos (dois de manhã -9h00 e 11h00- e dois à tarde – 14h30 e 16h00 -, com a duração de cerca de uma hora/cada), cujos números apresentados são da responsabilidade dos estabelecimentos de ensino participantes e onde as “estrelas” são as crianças/alunos “motivados pela energia do leite”.
Agricultura e Mar