A Câmara Municipal de Vila do Conde promoveu, com a colaboração de várias entidades ligadas ao sector das pescas, a Semana do Pescador, de 26 a 31 de Maio. Uma iniciativa que contou com uma palestra sobre o Mar 2030, uma mostra gastronómica, visitas guiadas aos núcleos piscatórios, workshops e apresentação de livros.
Presente no encerramento do evento esteve hoje, 31 de Maio, a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, afirmando que “hoje prestamos homenagem a todos os pescadores e trabalhadores da pesca, que desempenham um papel fundamental na sociedade portuguesa. Reconhecemos o seu esforço, coragem e dedicação, enfrentando os desafios do mar em busca do sustento para si e para todos os portugueses”.
Teresa Coelho, no encerramento da Semana da Pesca 2023, a convite do presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, esteve ainda num almoço com a comunidade de pescadores e entidades do sector da pesca de Vila do Conde, junto ao mercado das Caxinas, realçando que “neste Dia do Pescador, reafirmamos o nosso compromisso em continuar a valorizar os rendimentos e a apoiar os pescadores e trabalhadores da pesca, garantindo condições dignas de trabalho, segurança e acesso a infra-estruturas adequadas nos portos e embarcações”.
A Semana do Pescador, segundo a autarquia, tem como objectivo “homenagear o Pescador enquanto homem, profissional e figura incontornável da nossa comunidade, assinalando a importância do sector das pescas no nosso concelho, muito, particularmente, nas comunidades mais tradicionais como Caxinas, Poça da Barca e Vila Chã”.
Agricultura e Mar