A Agriminho, especialista em pequenos frutos, passa a disponibilizar as novas variedades de mirtilo Titanium e MegasBlue. Estas duas variedades entrarão em teste em Portugal no Inverno 2018-2019.
Em colaboração com o viveiro detentor da patente na Europa, a Agriminho pretende escolher um grupo de 15 produtores para testar as primeiras plantas a ser plantadas em Portugal.
Para este efeito, aqueles especialistas procuram produtores que tenham pomares em produção há, pelo menos, 3 anos; detenham uma área útil em produção de pelo menos 1ha numa só parcela; tenham tido produções, ao 3º ano de pelo menos 5 Toneladas/hectare; e se encontrem a Norte do Rio Tejo.
Cada produtor terá o direito de adquirir 25 plantas de cada uma das duas variedades, ou seja, um total de 50 plantas.
Selecção dos produtores
A escolha dos produtores será realizada, por desempate, por um técnico do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, da Agriminho e da MinhoBerryCoop.
O produtor obriga-se a não propagar por qualquer meio as plantas recebidas; deverá permitir o acesso a técnicos da Agriminho ou quem por esta designada, assim como o agendamento de visitas para demonstração; cumprir um programa de aplicação de bio-estimulantes, defensivos e fertilizantes, complementar ao já praticado; e cumprir com as indicações de poda e condução que possam ser definidas.
Titanium — Patente 26795
A variedade Titanium (Patente 26795), desenvolvida no Oregon, Estados Unidos, é uma variedade Norte muito temporã, que em Portugal deverá ter a sua época de produção enquadrada, provavelmente, na semana de produção da Duke, com ligeira antecipação ou atraso, dependendo do local.
Explica fonte da Agriminho que aquela variedade de mirtilo deve apresentar frutos de grande calibre, tipicamente de 17 a 20mm, pequena cicatriz, produzindo em cacho aberto, maturação concentrada e grande qualidade pós colheita, com excelente conservação muito superior às Draper e Duke.
20 toneladas/hectare
Segundo aqueles especialistas em pequenos frutos, a produção esperada, de acordo com as médias nos Estados Unidos, é de 20 toneladas/hectare.
“Arbusto erecto, vigoroso, e tolerante a uma grande variedade de doenças, mas ainda em confirmação. Provavelmente destronará a Duke nas preferências de produtores e mercados”, realça a mesma fonte da Agriminho.
MegasBlue– Patente 26,796
Quanto à variedade MegasBlue (Patente 26,796), também desenvolvida no Oregon, é uma variedade Norte de meia estação, com datas fenonógicas ainda não definidas em Portugal.
Deve apresentar frutos de calibre médio, semelhante a Bluecrop, porém, “é muito mais produtiva, esperando-se produções entre 20 e 25 toneladas/hectare nos melhores produtores”, tal como nos Estados Unidos, salienta a Agriminho.
Destaca-se por ser um fruto de maturação homogénea, sem ombros rosados, sendo a colocação algo a destacar na variedade. A polinização cruzada é altamente recomendada, para potenciar o máximo de produção.
Alerta para produção em excesso
A Agriminho alerta para a “possibilidade de, em caso de mal conduzida, produzir em excesso com compromisso do calibre, sendo relevante o aperfeiçoamento da técnica de poda”.
O comportamento desta planta é ascendente, não erecta.
Se está interessado em adquirir estas plantas e ser o primeiro a testá-las em Portugal pode confirmar as condições aqui.
Agricultura e Mar Actual