Início / Agenda / AgriFish debate possibilidades de pesca para 2024 no Luxemburgo de 26 a 27 de Junho

AgriFish debate possibilidades de pesca para 2024 no Luxemburgo de 26 a 27 de Junho

A próxima reunião do Agrifish – Conselho de Ministros de Agricultura e Pescas realiza-se 26 a 27 de Junho, European Convention Center Luxembourg, Luxemburgo. Será debatido o estado de execução da Política Comum das Pescas, bem como estarão em consulta as possibilidades de pesca para 2024.

Na reunião, que conta com  a presença da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, procurar-se-á, ainda, aprovar as conclusões do Conselho sobre o pacote de medidas para a pesca, no qual se incluí um Plano de Acção para proteger e restaurar os ecossistemas marinhos, visando tornar o sector mais sustentável e resiliente.

Sobrepesca é muito menor 

Segundo a Comissão Europeia, “actualmente, o número de unidades populacionais de peixes objecto de sobrepesca é muito menor e os pescadores estão a colher os ganhos socioeconómicos da gestão, a níveis mais saudáveis, de determinadas unidades populacionais aplicada desde há um certo tempo”.

Contudo, “os preços elevados dos combustíveis comprometeram os ganhos obtidos, o que demonstra a necessidade de reforçar a resiliência, tornando a frota de pesca da UE [União Europeia] menos dependente dos combustíveis fósseis e preservando as unidades populacionais de peixes”.

Para enfrentar os principais desafios e melhorar a resiliência da pesca na UE, a Comissão lançou um processo de cooperação abrangente e construtivo no âmbito do pacote Pescas e Oceanos.

E adianta que, desde Fevereiro de 2022, “a agressão militar da Rússia contra a Ucrânia teve várias consequências para a pesca na UE, especialmente no mar Negro. Provocou perturbações das actividades de pesca e dos fluxos comerciais, que perduram, e reflectiu-se nos pareceres científicos e em certas negociações ao nível internacional”.

“Isto mostra a importância de aumentar a resiliência para garantir a segurança alimentar na Europa, de cumprir os objectivos do Pacto Ecológico e de tomar novas medidas em matéria de inovação e de transição energética, como salientado no pacote Pescas e Oceanos”, realça a Comissão.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.