A empresa espanhola Greenfield Technologies aplicou o seu sistema BIOMap2Soil nos campos de árvores de fruto, testes de fertilizantes e demonstração da colheita de silagem na AgroGlobal.
O trabalho consiste na correta caracterização do solo, determinando as suas propriedades físicas, químicas e biológicas.
A 7.ª edição da AgroGlobal – Feira das Grandes Culturas realiza-se de 9 a 11 de Setembro de 2020, em Valada do Ribatejo. As inscrições para expositores já estão abertas, aqui.
O trabalho da Greenfield Technologies passa pela realização de mapas de solo dos campos para mostrar sementeira, nutrição e fertilização de precisão caracterizando:
- Propriedades físicas: textura, capacidade de retenção de água, velocidade de infiltração;
- Propriedades químicas: Ph, NPK, matéria orgânica, capacidade de troca catiónica e Micronutrientes;
- Propriedades biológicas: Presença de organismos patogénicos e benéficos para o cultivo.
Ler a condutividade eléctrica aparente do solo
O trabalho foi realizado lendo a condutividade eléctrica aparente do solo, juntamente com a análise de amostras que são processadas usando métodos geo-estatísticos.
Conhecer as propriedades do solo é essencial para aplicar uma agricultura de precisão, tratando cada parte do campo adequadamente, de acordo com suas particularidades. Na verdade, tudo começa no solo. Conhecendo o potencial produtivo do solo, densidades variáveis de sementes podem ser aplicadas, dependendo de cada área.
Conhecer as peculiaridades do solo, permite realizar diferentes doses de adubação em cada parte. As informações sobre a actividade biológica do solo permitem tomar decisões mais adequadas para melhorar a saúde das plantas.
Tecnologia de precisão
Tudo isso permitirá que as diferentes empresas presentes na AgroGlobal mostrem os seus produtos e serviços mais avançados, usando tecnologia de precisão para aproveitar ao máximo e tornar a agricultura mais sustentável no uso de água, sementes, fertilizantes e nutrientes.
A Greenfield possui experiência na caracterização de solos para culturas herbáceas e para novos plantios de plantas lenhosas, como amendoeiras e olivais, tendo feito mapas de solo em mais de 18.000 hectares em Portugal, Espanha e outros países.
Agricultura e Mar Actual