Início / Agricultura / Agricultores exigem mais apoios comunitários à fruta e hortaliças

Agricultores exigem mais apoios comunitários à fruta e hortaliças

A COPA – Confederação Geral das Cooperativas Agrárias Europeias e o Cogeca – Comité das Organizações Profissionais Agrárias enviaram uma carta à Comissão Europeia a exigir um reforço das ajudas comunitárias aos produtores de frutas e hortaliças da União Europeia afectados pelo veto russo.

A mesma carta, apurou a Agricultura e Mar Actual, agradecer a medida que prorroga até 2016 as ajudas aos produtores de frutas e hortaliças da União Europeia (UE), para aliviar o impacto de veto russo às exportações
europeias, mas exige que se incluam mais produtos naquela medida.

O secretário-geral da Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, na carta, afirma que “os produtores de frutas e hortaliças viram-se gravemente afectados pelo veto russo às exportações, que fechou o seu principal mercado de exportação da noite para o dia. Os preços caíram para níveis sem precedentes. Por isso, acolhemos favoravelmente a rectificação do Comissário Hogan, que permitirá prorrogar até 2016 as medidas de ajuda destinadas a evitar um maior afundamento dos preços. Não obstante, reclamamos um reforço destas medidas. Em concreto, instamos a Comissão a ampliar a lista de produtos objecto da medida, de maneira que se incluam todas as frutas e hortaliças que anteriormente se exportavam para a Federação Russa. É o caso do dióspiro, da melancia, do melão e da beringela, entre outros. Assim, solicitamos que as novas normas se apliquem com carácter retroactivo, a partir de 1 de Julho, posto que as medidas anteriores expiram em 30 de
Junho”.

A Copa-Cogeca espera que as medidas propostas, que “permitem a retirada do mercado dos produtos e a sua distribuição gratuita para, por exemplo, obras de caridade, usos não alimentares ou a colheita em verde”, sejam “publicados esta semana”, isto depois do presidente russo Putin ter confirmado que a proibição de exportação será mantida em 2016.

Agricultura e Mar Actual

 

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.