Os agricultores britânicos estão com medo dos efeitos do Brexit. Temem vir a perder trabalhadores e sentem já a pressão da desvalorização da libra. Na actual campanha houve mesmo perda de colheitas frutícolas devido a uma diminuição de 20% da mão-de-obra sazonal. Para evitar todos os males da saída do Reino Unido da União Europeia, estão a comprar terrenos agrícolas na Polónia e Holanda.
Segundo avança o jornal britânico Daily Mail, Laurence Olins, da associação comercial British Summer Fruits, disse que as culturas se desperdiçaram este ano devido a uma queda de 20% nos trabalhadores sazonais de apanha de fruta, e as perspectivas para 2018 parecem piores.
Aquele agricultor acrescentou que os agricultores britânicos estão a comprar terras “na Polónia e na Holanda e, com o passar do tempo, poderão avançar para outros países. Se não conseguirmos o trabalho aqui, as empresas britânicas irão para fora. “Isso significará que a Grã-Bretanha passa a importar mais frutas”.
Morangos 50% mais caros
Laurence Olins alerta ainda que no próximo Verão, os britânicos poderão “ter morangos de Wimbledon cultivados por uma empresa britânica na Holanda” e custar até 50% mais.
Os fruticultores do Reino Unido estão já a pedir permissões de trabalho especiais de seis a nove meses para o pessoal sazonal.
Agricultura e Mar Actual