O Navio da República Portuguesa (NRP) Figueira da Foz larga hoje, 25 de Setembro, da Base Naval de Lisboa, a fim de iniciar uma missão na Região Autónoma dos Açores com a duração de 3 meses.
A missão tem como objectivos prioritários “responder a pedidos de busca e salvamento marítimo no mar dos Açores, prestando assistência a pessoas e embarcações em perigo em caso de necessidade, bem como vigiar e patrulhar os espaços marítimos da Região Autónoma dos Açores”, explica um comunicado da Marinha Portuguesa.
O navio tem igualmente capacidade para apoiar a protecção civil e demais autoridades regionais para auxílio à população em caso de catástrofe natural ou calamidade.
De regresso após um ano
Regressando à região um ano após a sua segunda missão nos Açores, “realça-se o excelente desempenho do navio na actividade de fiscalização marítima contribuindo indubitavelmente para a protecção do valioso ecossistema marinho da região, garantindo assim a sustentabilidade dos recursos naturais para as futuras gerações”, acrescenta o mesmo comunicado.
O Navio Patrulha Oceânico Figueira da Foz é o segundo navio da classe Viana do Castelo, é comandado pelo capitão-tenente António Guardado Neto e tem embarcados cinquenta militares, incluindo uma equipa de fuzileiros e uma equipa de mergulhadores. O navio permanecerá nos Açores até ao final do mês de Dezembro.
Agricultura e Mar Actual