Início / Agricultura / Agricultores afectados pela seca recebem ajudas mais cedo

Agricultores afectados pela seca recebem ajudas mais cedo

O Governo vai antecipar os pagamentos a agricultores que possam ter sido afectados pela seca. Isto apesar de a situação de seca em Portugal continental não ter comprometido a produção agrícola porque ocorreu a partir de Maio.

Nas ajudas, destaque para os pagamentos ligados à produção animal, como vacas aleitantes, ovinos e caprinos, assim como ao leite, mas também ao arroz e tomate.

Como o início do agravamento da seca meteorológica ocorreu numa fase tardia do ano hidrológico, em Maio, “permitiu que o ano agrícola não ficasse comprometido, tendo os efeitos sido limitados”, diz a Secretaria de Estado da Agricultura.

Em resposta a questões da Lusa, o Ministério da Agricultura e do Mar (MAM) acrescenta que, “para ajudar os agricultores que poderão ter sido mais afectados por esta situação, o ministério vai antecipar os pagamentos ligados, oportunos em situação como esta”.

“Estamos a envidar todos os esforços para que, na medida do possível, outros apoios sejam antecipados”, avança ainda a Secretaria d6e Estado liderada por José Diogo Albuquerque.

No final de Julho, quase 80% do território continental estava em situação de seca extrema ou severa, os dois níveis mais graves, enquanto os restantes 21% estavam em seca fraca a moderada, segundo o último boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Uma vez que nos encontramos no período estival, o qual corresponde, em Portugal, a meses de muito fraca precipitação, seria sempre expectável que a situação de seca meteorológica manifestada na estação anterior se viesse a manter ou a intensificar”, afirma a Secretaria de Estado que acompanha a situação através do grupo de trabalho criado para este efeito, em 2012.

Entre os efeitos da pouca chuva e consequente falta de água nos solos, é apontado o “encurtamento do ciclo vegetativo de pastagens e forragens de sequeiro e alguma redução da sua produção”, mas que “praticamente não implicou um recurso excepcional a alimentos conservados e rações” utilizados no regime extensivo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.