Início / Agricultura / Afectado pela queda de granizo? Informe a DRAP Norte dos seus prejuízos até 30 de Setembro

Afectado pela queda de granizo? Informe a DRAP Norte dos seus prejuízos até 30 de Setembro

A DRAP Norte — Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte está já a fazer o levantamento dos prejuízos provocados pela queda de granizo ocorrido no dia 2 de Setembro de 2023 nos concelhos de Valpaços, Mirandela e Macedo de Cavaleiros.

Se é um dos afectados, deve preencher o formulário online disponível aqui, até ao dia 30 de Setembro de 2023.

A DRAP Norte realça que “esta plataforma tem como objectivo o levantamento inicial dos prejuízos referentes à actividade agrícola, ocorridos devido à intempérie referida. A identificação desses prejuízos não confere qualquer apoio aos agricultores lesados, uma vez que se trata de um procedimento exigível para avaliação dos estragos ocorridos”.

Os prejuízos

Em Valpaços, no distrito de Vila Real, a queda de granizo prolongou-se por vários minutos, provocando prejuízos agrícolas de grandes dimensões, sobretudo ao nível da azeitona e vinha. Em Macedo de Cavaleiros, destruiu 90% das uvas tintas, que ainda estavam por vindimar, na Casal de Valle Pradinhos.

Relembre-se que na passada sexta-feira, 8 de Setembro, a CNA — Confederação Nacional da Agricultura reclamava ao Ministério da Agricultura “o rápido levantamento dos prejuízos junto dos agricultores [causados pela queda de granizo de 2 de Setembro], a simplificação dos processos administrativos e que as indemnizações e os apoios se concretizem e cheguem rapidamente aos produtores”.

Em comunicado, a CNA acrescentava que “a queda intensa de chuva e granizo, sobretudo nos concelhos Valpaços, Mirandela e Macedo de Cavaleiros, destruiu vinhas por vindimar, árvores de fruto e hortícolas, causando perdas de produção que, nalguns casos, foram totais e milhares de euros de prejuízos. No olival, a maior parte da azeitona foi para o chão, agravando as dificuldades dos produtores de azeite, que já no ano passado viram a sua produção reduzida pelo efeito da seca”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.