A Adrepes – Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal, em parceria com o Centro de Emprego e Formação de Setúbal, promove o Curso de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos com a duração de 50 horas, a realizar de 19 de Maio a 3 de Junho no Espaço Fortuna – Artes e Ofícios em Palmela.
O curso será ministrado entre as 15h00 e as 20h00. E não se realiza sábados, domingos e nos feriados de 26 de Maio, Corpo de Deus, e de 1 de Junho, feriado Municipal de Palmela. A formação tem o custo de 25 euros para despesas administrativas. Está incluído seguro de acidentes pessoais.
A acção de formação destina-se a operadores de todas as áreas que apliquem ou venham a aplicar produtos fitofarmacêuticos. Candidatos no activo ou desempregados.
A data limite para inscrição é 16 de Maio e serão admitidos, no máximo, 20 formandos. Inscrições aqui.
Objectivos
Este curso pretende capacitar os participantes para a manipulação e aplicação segura de produtos fitofarmacêuticos, minimizando os riscos para o aplicador, o ambiente e o consumidor. No final da acção, os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar os principais processos e métodos de protecção das plantas;
- Interpretar as componentes de um rótulo de uma embalagem de produtos fitofarmacêuticos;
- Efectuar o cálculo da concentração e quantidade de produto fitofarmacêutico a aplicar;
- Efectuar a protecção fitossanitária das culturas, conduzindo, operando e regulando correctamente, as máquinas e os equipamentos agrícolas adequados às actividades a realizar;
- Identificar os procedimentos a efectuar para minimizar o risco na utilização do produto fitofarmacêutico para o aplicador, para o ambiente e para os consumidores dos produtos agrícolas tratados;
- Regular, calibrar e proceder à manutenção das máquinas de aplicação de produtos fitofarmacêuticos;
- Enumerar os procedimentos para armazenar e transportar em segurança pequenas quantidades de produtos fitofarmacêuticos.
A conclusão com sucesso do curso confere ao formando um certificado de formação profissional, homologado pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, o que permite a obtenção do cartão de aplicador.
Mais informações: claudia.bandeiras@adrepes.pt.
Agricultura e Mar Actual