A Adrepes – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal associou-se ao Município de Sesimbra numa visita técnica à Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade (ENFVN) e à Central Fruteira CooperFrutas, no dia 21 de Outubro.
A visita técnica foi realizada no Dia Internacional da Maçã e insere-se nas actividades do projecto de cooperação Sistemas Alimentares Locais, financiado pela Medida LEADER do PDR 2020.
A visita contou com a presença de 33 participantes, a maioria produtores de maçã camoesa, que puderam conhecer o trabalho desenvolvido no Pólo de Inovação de Alcobaça – ENFVN, que integra um conjunto de laboratórios dedicados à cadeia de valor da área da fruticultura, assumindo um papel central no domínio da promoção e da conservação dos recursos genéticos frutícolas, avança uma nota de imprensa da Adrepes.
Rui de Sousa, engenheiro, fez um breve enquadramento do Pólo de Inovação de Alcobaça e apresentou algumas notas e orientações específicas sobre a produção da maçã camoesa, seguindo-se uma exemplificação em laboratório da determinação da qualidade das maçãs pela Eng.ª Cláudia Sánchez, adianta a mesma nota.
Prosseguiu-se a visita à colecção de macieiras regionais com breves explicações sobre as diversas variedades tradicionais e visita técnica sobre as novas tecnologias de produção sob a orientação do Eng.º Miguel Leão, que explicou os vários testes e ensaios desenvolvidos pela ENFVN, em particular no que toca aos sistemas de condução, polinização, aplicação de biofertilizantes e estudos relacionados com as adaptações climáticas.
No final do dia, foi realizada uma visita à central fruteira da CooperFrutas, uma Organização de Produtores (OP), que criou uma unidade dimensionada à medida das suas capacidades produtivas e tecnicamente apetrechada para manter a qualidade dos seus produtos desde a produção até ao cliente final.
Agricultura e Mar