A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou hoje, 20 de Fevereiro, por unanimidade, uma proposta do Governo Regional para a desafectação de uma parcela de terreno do Núcleo Florestal das Fontinhas, tendo em vista a cedência precária ao Clube Cinegético e Cinófilo da Ilha Terceira para a construção de um Centro Hípico.
“Na Praia da Vitória não existe actualmente nenhum centro hípico. O Clube Cinegético e Cinófilo da Ilha Terceira tenciona avançar com a construção de um centro hípico, mas não dispõe de terreno para o efeito”, afirmou o secretário Regional da Agricultura e Florestas, na apresentação do Decreto Legislativo Regional que cede uma parcela de terreno com uma área de 1,79 hectares para este efeito.
Para a Região e turistas
João Ponte salientou que a construção deste tipo de equipamento reveste-se de grande importância, não só para a população em geral, como para os turistas, dado que “as actividades hípicas são cada vez mais populares”.
Acresce ainda que, na ilha Terceira, existe uma grande tradição taurina, em que o cavalo é um dos elementos centrais da festa quando esta ocorre na praça.
João Ponte referiu ainda que, nos Açores, o cavalo foi desde sempre um animal associado à ruralidade e à agricultura, pelo que importa incutir nas novas gerações o gosto pelos cavalos.
Agricultura e Mar Actual