O Executivo Regional dos Açores aprovou hoje, 18 de Outubro, em Conselho do Governo , a Resolução que autoriza a Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação a conceder apoios para a reabilitação da paisagem tradicional da cultura da figueira em currais, na Ilha do Pico, até ao montante máximo de 100.000 euros.
“A cultura da figueira é secular na Ilha do Pico, e desde há muito tempo se encontra associada à cultura da vinha, muito em particular na área da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, classificada pela Unesco como património mundial e respectiva zona tampão”, refere um Comunicado do Conselho do Governo.
E acrescenta ser “pertinente recuperar esta cultura tradicional na Ilha do Pico, da qual muitos agricultores retiravam, outrora, significativos rendimentos, seja pelo aproveitamento no consumo directo dos seus frutos e seus derivados, seja pela transformação industrial destes em aguardente de figo, uma especialidade da ilha”.
“É de grande importância recuperar, consolidar e promover a actividade agrícola nesta importante e simbólica paisagem, património mundial e, concomitantemente, recuperar o correspondente património edificado”, refere o mesmo comunicado.
E adianta existir “grande interesse em recuperar e fomentar a produção de um produto agrícola designadamente em modo de produção biológico, para consumo em fresco, ou do seu subproduto industrial, como, por exemplo, a famosa aguardente de figo, uma produção de elevado valor comercial e específico desta ilha”.
O incentivo à “recuperação desta cultura tradicional poderá melhorar os rendimentos dos agricultores desta ilha, ampliar a diversificação agrícola, recuperar património genético, conservar espécies e variedades tradicionais e reforçar a base produtiva agrícola regional, bem como a notoriedade dos produtos agrícolas regionais”, salienta o Executivo açoriano.
Agricultura e Mar