Início / Featured / Açores reiteram urgência de discriminação positiva na revisão da Política Comum de Pescas

Açores reiteram urgência de discriminação positiva na revisão da Política Comum de Pescas

O secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, defendeu hoje, 6 de Outubro, uma discriminação positiva para os sectores pesqueiros das regiões europeias mais vulneráveis, no âmbito da revisão da Política Comum de Pescas.

À margem da reunião do Grupo de Trabalho das Pescas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM), que decorreu em Bruxelas, Manuel São João partilhou das preocupações dos vários parceiros europeus e aprovou as observações e recomendações que serão votadas na Assembleia Geral da CPRM, que decorre em Creta no final de Outubro, e cujo texto final será remetido ao Parlamento Europeu, ao Conselho Europeu e à Comissão Europeia, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

“Consideramos, de forma geral, que a Política Comum de Pescas deve evoluir no sentido de garantir maior sustentabilidade social e aumentar a atractividade da profissão de pescador” salientou Manuel São João, acrescentando que “entendemos que deve ser feito um esforço extra por parte da União Europeia para que as frotas se tornem mais competitivas e inovadoras por forma a fazer face aos enormes desafios que o setor da pesca atravessa”.

Segundo o secretário Regional do Mar e das Pescas, “a redução das possibilidades de pesca tornou necessária não só a redução do esforço de pesca como também a imposição de limites de capturas por categoria de embarcação e mês, bem como por viagem de pesca”.

“As comunidades piscatórias dos Açores têm estado, desde sempre, na vanguarda das políticas precaucionarias relativamente ao sector, apesar de, muitas vezes, a decisões emanadas pelas instituições europeias não acautelarem nem reflectirem as especificidades dos Açores onde as pescas se assumem como um modo de vida e único sustento para muitas famílias”, referiu Manuel São João.

A CRPM representa mais de 150 regiões de 24 países de toda a Europa.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.