O secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural dos Açores, António Ventura, defendeu na quarta-feira, 18 de Maio, na Martinica, um reforço do POSEI para enfrentar os efeitos que ainda se sentem da pandemia de Covid-19 e o aumento de custos de produção resultante do actual conflito no leste europeu.
“Precisamos de um POSEI mais abrangente, e com uma maior dotação orçamental, para fazer face à pandemia e aos crescentes custos de produção na agropecuária açoriana”, sublinhou o governante, falando na Conferência Ministerial, organizada pela Presidência Francesa da União Europeia, e dedicada às Regiões Ultraperiféricas (RUP).
Para o governante, o aumento do POSEI “tem como objectivo o incentivo às agroproduções locais, numa progressiva autonomia alimentar humana e animal” dos Açores.
Na Conferência Ministerial, que decorre esta semana na Martinica, o Governo dos Açores tem prosseguiu o diálogo e parceria com as demais RUP e a Comissão Europeia, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.
Recorde-se que Bruxelas avançou recentemente com uma nova estratégia para as RUP – alguns dos pilares do documento são uma nova governança baseada em uma parceria sólida, o uso dos activos destas regiões, a promoção do crescimento e da criação de emprego e a intensificação da cooperação com os países vizinhos nas suas bacias geográficas.
Agricultura e Mar