Início / Agricultura / Açores: Obras no Matadouro de São Miguel concluídas em 2018

Açores: Obras no Matadouro de São Miguel concluídas em 2018

O secretário Regional da Agricultura e Florestas açoriano afirmou que as obras no Matadouro de São Miguel, que representam um investimento total de três milhões de euros, estarão concluídas no final do primeiro semestre de 2018, ampliando a capacidade de frio instalada naquela infra-estrutura.

“A expectativa do Governo é que a obra esteja concluída no final do primeiro semestre”, salientou João Ponte, que falava na assinatura do contrato para fornecimento e instalação de equipamentos de frio no Matadouro de São Miguel, no valor de 1,4 milhões de euros.

Este matadouro, além dos novos equipamentos de frio, está a ser alvo de obras de construção civil, em fase final de conclusão, num investimento de 1,5 milhões de euros, que incluem a ampliação e reabilitação das instalações técnicas e das redes de fluídos e de electricidade.

João Ponte adiantou ainda que o atraso registado nesta obra resultou de problemas alheios ao Instituto de Alimentação e Marcados Agrícolas (IAMA), que gere os matadouros nos Açores.

Novo concurso

“A empresa que venceu inicialmente o concurso para o fornecimento de equipamentos de frio nunca conseguiu apresentar os documentos para a celebração do contrato, porque entrou num processo especial de revitalização”, afirmou, acrescentando que esta situação levou a que a Região, através do IAMA, tivesse de iniciar um novo procedimento concursal.

A empresa Frincor, que agora venceu o concurso público internacional, terá seis meses após o visto do Tribunal de Contas para executar o contrato.

O secretário Regional destacou que as obras em curso vão permitir aumentar a capacidade de frio deste matadouro para 440 carcaças, em virtude da construção de quatro novas câmaras de refrigeração.

Esta medida insere-se nas “políticas do Governo dos Açores de dinamização e revitalização da produção de bens transaccionáveis para o incremento da capacidade de exportação da Região e redução da importação e pretende consolidar a implementação de estruturas de desmancha, transformação, preparação e valorização dos produtos da fileira da carne”, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

Além da intervenção no Matadouro de São Miguel, João Ponte salientou que decorrem as obras de construção dos novos matadouros no Faial e na Graciosa, bem como a empreitada de ampliação do Matadouro da Terceira, que representam um investimento superior a 15 milhões de euros.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.