As obras de beneficiação do caminho rural do Castelo Branco, em São Miguel, nos Açores, iniciadas no final de Julho, “já se encontram concluídas, contribuindo, desta forma, para melhorar a acessibilidade a 150 explorações e as condições de trabalho dos agricultores”, garante um comunicado do Governo Regional dos Açores.
A empreitada de beneficiação deste caminho localizado no concelho de Vila Franca do Campo, com uma extensão de 1.800 metros, foi adjudicada pela Secretaria Regional da Agricultura e Florestas por cerca de 141 mil euros.
Esta intervenção, concluída dentro do prazo previsto, “vem melhorar as condições de acessibilidade a 40 empresários agrícolas, numa área de 248 hectares de pastagens permanentes e de 103 hectares de floresta, permitindo também um melhor acesso à Lagoa das Contendas”, adianta a mesma fonte.
Importância turística
Além do acesso às explorações agrícolas, este caminho rural “assume ainda importância turística, já que permite a ligação da Estrada Regional N.º 1-1.ª ao centro da ilha e a outras vias de acesso a locais de significativa beleza paisagística”, realça o Governo Regional açoriano.
A obra insere-se num conjunto de intervenções que o Governo dos Açores tem promovido em várias ilhas do arquipélago, para melhorar a segurança rodoviária, as condições de acesso às explorações agrícolas e, consequentemente, “contribuir para a modernização, redução de custos e melhoria da rentabilidade das explorações agrícolas”, acrescenta o comunicado.
Agricultura e Mar Actual