O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores adjudicou os novos equipamentos frigoríficos para o Matadouro da Terceira, no âmbito do concurso público para a empreitada de melhoramento desta infra-estrutura.
A adjudicação dos equipamentos frigoríficos foi feita à empresa Sistavac pelo valor de 375 mil euros.
Segundo o relatório final da análise de propostas no âmbito do concurso público, a decisão de adjudicação a esta empresa justifica-se “por ser a proposta economicamente mais vantajosa”. No total, a empreitada em curso no Matadouro da Terceira, que inclui obras de beneficiação e a instalação de equipamentos frigoríficos, ascende a 1,7 milhões de euros.
Prazo de execução de 10 meses
Esta obra, com prazo de execução de 10 meses e que deverá estar concluída no final deste ano, visa melhorar as condições da abegoaria, permitindo melhorias no bem-estar animal, que são fundamentais também para a melhoria da qualidade das carcaças.
“Este investimento no Matadouro da Terceira vem potenciar a capacidade exportadora de gado bovino abatido na ilha”, afirma fonte do Governo Regional dos Açores.
Em 2016 foram abatidos para exportação cerca de 12.300 bovinos, o que representa um aumento de 34% em relação a 2015. Os abates para exportação já representam 55% do total de abates na ilha Terceira.
Nos últimos anos tem-se vindo a verificar um aumento sistemático no número de animais abatidos nos matadouros da Região e expedidos para comercialização no exterior, com maior valorização do produto e “com vantagens para a economia açoriana e para os produtores de gado de carne”, adianta a mesma fonte.
A rede regional de abate, que será concluída nesta legislatura, abrange construções de raiz, melhorias e beneficiações, representando um investimento global superior a 15 milhões de euros nos matadouros do Faial, São Miguel, Graciosa e Terceira.
Agricultura e Mar Actual