Início / Agricultura / Bolsa Nacional de Terras e Zona de Intervenção Florestal de Aldeia do Mato arrancam com projecto piloto

Bolsa Nacional de Terras e Zona de Intervenção Florestal de Aldeia do Mato arrancam com projecto piloto

O Projecto Piloto ZIF, entre a Bolsa Nacional de Terras e a Zona de Intervenção Florestal (ZIF) de Aldeia do Mato, já arrancou. Este visa identificar e disponibilizar, na Bolsa de Terras, as terras inseridas em Zonas de Intervenção Florestal, que não estejam a ser utilizadas ou rentabilizadas, ou até mesmo abandonadas pelos seus proprietários, num processo voluntário, de “sensibilização e de motivação para adesão à Bolsa de Terras, com vista à cedência das terras a terceiros para efeitos da sua exploração e produção”, diz fonte da Bolsa de Terras.

A Bolsa Nacional de Terras e a Entidade Gestora da ZIF de Aldeia do Mato – Gestiverde – Gestão Rural, esperam que esta iniciativa venha a permitir aumentar a utilização produtiva das terras disponíveis, facilitando-se o acesso à terra, e contribuindo para a boa gestão dos espaços florestais, bem como a adesão de outras ZIF a esta boa prática.

É do interesse das entidades envolvidas a identificação de abandono ou de não utilização de terras florestais e agrícolas na ZIF de Aldeia do Mato, procedimento possível pelo conhecimento que a Entidade Gestora da ZIF tem das áreas abrangidas, do levantamento cadastral, dos aderentes e dos proprietários, convidando os mesmos a aderir à Bolsa de Terras, como “instrumento de mobilidade e de acesso à terra, proporcionando uma receita ou um rendimento extra pela cedência, via arrendamento ou venda, das suas terras não utilizadas nem rentabilizadas”, adianta a mesma fonte.

$ terras já disponíveis

Enquadrado na parceria estratégica recentemente promovida encontram-se já disponibilizados, na Bolsa Nacional de Terras, os primeiros prédios rústicos inseridos na ZIF de Aldeia do Mato (4 prédios rústicos com 9,20 hectares).

As terras disponibilizadas podem ser consultadas aqui.

Assim, outros proprietários aderentes da ZIF de Aldeia do Mato que pretendam vender, arrendar ou ceder áreas agrícolas ou florestais poderão contactar a Entidade Gestora para o efeito. De igual forma, aqueles que pretendam investir nas áreas disponibilizadas também o poderão fazer.

“Desta forma, e através da Bolsa Nacional de Terras, é possível promover uma maior adesão à ZIF, e consequentemente melhorar a gestão agro-florestal da própria ZIF de Aldeia do Mato, e de outras ZIF’s que estejam interessadas neste projecto”, acrescenta a Bolsa de Terras.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Ovibeja tem entrada gratuita a 2 de Maio no Dia de Beja

Partilhar              A 40ª Ovibeja realiza-se de 30 de Abril a 5 de Maio no Parque de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.