Início / Política / Ambiente / Açores lançam campanha de prevenção dos plásticos descartáveis

Açores lançam campanha de prevenção dos plásticos descartáveis

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direcção Regional do Ambiente dos Açores, promove a partir de hoje, 1 de Novembro, uma campanha televisiva denominada “Diga NÃO aos plásticos descartáveis”, com o objectivo de reduzir o uso destes produtos nos Açores, promovendo a sua substituição por produtos reutilizáveis ou compostos por materiais biodegradáveis.

Esta campanha promovida pelo Governo dos Açores insere-se no âmbito do Programa de Prevenção de Resíduos e contempla uma acção específica destinada à redução do uso de palhinhas e à substituição de palhinhas de plástico por palhinhas de papel.

Açores sem palhinhas

A iniciativa “Açores sem palhinhas” destina-se a empresários do sector da hotelaria, restauração, cafetaria e similares, sensibilizando para evitar a disponibilização de palhinhas e promovendo a troca de palhinhas de plástico que tenham em stock por palhinhas de papel, a fornecer gratuitamente pelos Serviços de Ambiente.

Palhinhas de papel gratuitas

Os empresários que pretendam aderir à iniciativa, apenas têm de se inscrever para a troca de palhinhas, contactando a Direcção Regional do Ambiente através do telefone 292 207 300.

Os interessados podem obter mais informações e consultar o regulamento da campanha no Portal dos Resíduos aqui.

Parceria com AHRESP

A iniciativa “Açores sem palhinhas” resulta de uma parceria com a Delegação dos Açores da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, e conta com o apoio do Movimento Sem Palhinhas.

Os plásticos descartáveis são um dos principais problemas ambientais do presente, com impactes negativos nos ecossistemas, na biodiversidade e até na saúde humana.

De acordo com dados da União Europeia, 43% do lixo marinho que polui os oceanos é composto por apenas 10 tipos de objectos de plástico descartáveis, daí a importância de promover a sua substituição por alternativas sustentáveis.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.