O Director Regional das Pescas dos Açores, reiterou hoje, 28 de Setembro, em Rabo de Peixe, na Ilha de S. Miguel, que a aposta na formação profissional “é o caminho para dignificar os profissionais da pesca e a comunidade piscatória”.
Luís Rodrigues falava à margem da última aula de um curso de pescador que abrangeu cerca de duas dezenas de formandos e cujos módulos incidiram sobre técnicas de captura, manipulação, conservação e acondicionamento de pescado, exploração sustentável dos recursos, segurança a bordo, primeiros socorros e combate a incêndios.
O Director Regional destacou o “carácter inovador” deste concurso, por incluir conteúdos ligados à legislação da pesca, à importância de respeitar os tamanhos mínimos de captura, os períodos de defeso, as áreas marinhas protegidas, entre outros temas, através de uma colaboração com a Inspecção Regional das Pescas.
Programa Nacional de Recolha de Dados
O curso contou ainda com a colaboração de técnicos do Programa Nacional de Recolha de Dados, que abordaram questões relacionadas com a importância da participação dos pescadores na investigação e na produção de conhecimento para apoio à decisão.
Luís Rodrigues frisou a importância deste tipo de formação na medida em que permite “regularizar a situação profissional dos formandos que se encontravam embarcados de forma precária”.
O curso, leccionado no Clube Naval de Rabo de Peixe, foi promovido em colaboração com a Associação Sete Mares, que participou na sinalização, na mobilização e no acompanhamento dos formandos.
Os cursos de pescador fazem parte da estratégia do Governo dos Açores para a capacitação da fileira da pesca, que abrange formação profissional, escolarização e acções de sensibilização em todas as ilhas do arquipélago.
“Acreditamos no rejuvenescimento do sector da pesca na Região e numa próxima geração de pescadores que pugne pela sustentabilidade dos recursos, tirando partido das novas oportunidades da economia do mar”, afirmou Luís Rodrigues.
Agricultura e Mar Actual