A obra de requalificação do Moinho do Monte, no concelho da Madalena, está concluída. A Freguesia da Candelária, nos Açores, vê assim nascer um novo atractivo turístico, executado com o apoio da autarquia, que “desde o primeiro momento se mostrou disponível para colaborar activamente com a Associação Monte Sem Fronteiras nesta iniciativa de revitalização deste importante legado etnográfico da localidade”.
Segundo uma nota de imprensa da Câmara Municipal da Madalena, as obras de beneficiação do Moinho do Monte foram concluídas, este mês de Março.
A recuperação deste património, realizada com o apoio da autarquia e co-financiada pelo programa PRORURAL+, consistiu na reconstrução parcial do corpo do moinho e do seu interior, contemplando ainda a requalificação integral da área envolvente e do acesso a esta infra-estrutura, que ficará apta para a produção de farinha.
Doado por Manuel Cristiano Simas à Associação Monte Sem Fronteiras, o moinho agora recuperado “ganhará ainda um importante papel na promoção turística da Candelária, estando preparado para receber visitas de grupos, num investimento absolutamente estruturante para o desenvolvimento da Freguesia, para quem lá vive e para quem a visita”.
Agricultura e Mar Actual