Início / Agenda / Açores. Candidaturas à reconversão da produção leiteira em produção de carne abrem a 1 de Dezembro

Açores. Candidaturas à reconversão da produção leiteira em produção de carne abrem a 1 de Dezembro

O secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural dos Açores, António Ventura, anunciou hoje, 11 de Novembro, na Ribeira Grande, que “o período de candidaturas à reconversão da produção leiteira em produção de carne arranca a 1 de Dezembro de 2021 e termina a 15 de Janeiro de 2022”.

O titular da pasta da Agricultura falava à saída de uma reunião com a Direcção da Federação Agrícola dos Açores, para auscultar as principais reivindicações daquele órgão associativo, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

No encontro foi também analisada uma proposta da Federação Agrícola para a criação de um programa para a redução de leite nos Açores, uma posição, que “vem ao encontro da posição do Executivo açoriano”, frisou o governante.

Metas ambientais 

Por outro lado, no entender de António Ventura, “a Região tem metas ambientais para cumprir, desde logo a redução da carne animal por hectare, a diminuição das emissões de metano, assim como o bem-estar animal e a conservação do solo”.

Neste sentido, o secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural avançou que o seu gabinete vai preparar o programa para a redução da produção de leite, para posteriormente apresentar a proposta à Federação Agrícola.

Em cima da mesa esteve, igualmente, uma questão que já se arrasta há algum tempo e que diz respeito ao pagamento de 121 reformas antecipadas, que se encontram associadas a alguns projectos de primeira instalação.

Para António Ventura, estes pagamentos deverão ocorrer já “em Janeiro do próximo ano”, acrescentando o secretário Regional que nesta questão “houve um período de comunicação com muitos atritos com a Comissão Europeia relativamente a autorização para os pagamentos”.

Contudo, segundo disse, foi alcançado um acordo, “cabendo agora ao Governo Regional propor na Assembleia Regional uma alteração ao decreto legislativo, mas no final o produtor irá receber o mesmo montante, mas mais diluído no tempo”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.