Início / Agricultura / Açores apoiam transporte de 3.200 toneladas de resíduos agrícolas destinadas à valorização energética em 2020

Açores apoiam transporte de 3.200 toneladas de resíduos agrícolas destinadas à valorização energética em 2020

O Director Regional da Agricultura afirmou hoje, 24 de Setembro, na Ilha do Pico, que o Governo dos Açores prevê apoiar este ano o transporte marítimo de 3.200 toneladas de resíduos provenientes de exploração agrícola ou pecuárias de várias ilhas, designadamente sacas e plásticos.

“Este é um apoio financeiro, definido ao abrigo da Portaria n.º 81/2019, que se revela fundamental para assegurar os encargos com o transporte marítimo deste tipo de resíduos agrícolas, encaminhando-os para a valorização e promovendo a consequente redução do seu passivo ambiental”, referiu José Élio Ventura, que falava no final de uma reunião com a direcção da Associação de Agricultores da Ilha do Pico.

José Élio Ventura salientou o esforço que foi feito na actual legislatura para aumentar a informação e a sensibilização sobre esta temática junto dos agricultores, bem como para disponibilizar pontos de recolha específicos para os resíduos agrícolas, facilitando as tarefas diárias dos agricultores e contribuindo para evitar a colocação e mistura deste tipo de resíduos nos contentores municipais destinados a resíduos domésticos.

Valorização energética

Relativamente às operações de valorização, os resíduos agrícolas são na sua maioria valorizados através de reciclagem ou de valorização energética, contribuindo, deste modo, para reduzir a pegada ambiental, incentivar as boas práticas agrícolas e manter uma paisagem agrícola limpa e ordenada.

O Director Regional destacou ainda a importância da boa articulação que tem existido com a Associação de Agricultores da Ilha do Pico em prol do desenvolvimento e da prestação de serviços de apoio de qualidade a todo o sector agropecuário.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.