Início / Agricultura / Açores. Abertas candidaturas do PRORURAL+ para apoio ao sector agropecuário

Açores. Abertas candidaturas do PRORURAL+ para apoio ao sector agropecuário

A Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural informa que estão abertas as candidaturas até 30 de Setembro para a instalação de jovens agricultores e para investimento nas explorações agrícolas, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma dos Açores 2014-2020, PRORURAL+. As candidaturas abrangem todo o território da Região Autónoma dos Açores.

As candidaturas agora divulgadas estão patentes no Aviso n.º 32/2022, abrangendo a Medida 6: Desenvolvimento das Explorações Agrícolas e das Empresas, na Submedida 6.1 – Instalação de Jovens Agricultores, e no Aviso n.º 33/2022, especificando a Medida 4 – Investimentos em Activos Físicos, na Submedida 4.1 – Investimento nas Explorações Agrícolas.

A apresentação dos pedidos de apoio deve ser efectuada na sequência da abertura do concurso, de acordo com o plano anual divulgado no site do PRORURAL+, aqui.

Apoios à instalação de jovens agricultores

Aos apoios à instalação de jovens agricultores podem candidatar-se os jovens agricultores em nome individual ou os sócios-gerentes das pessoas colectivas, e tem por objectivo o arranque da actividade agrícola por parte de jovens agricultores como gestores das explorações; a renovação das gerações do sector agrícola; a manutenção e reforço de um tecido económico e social viável nas zonas rurais e a promoção da capacidade competitiva do sector agrícola.

Já aos apoios para o investimento nas explorações agrícolas, podem candidatar-se as pessoas em nome individual ou colectivo, que se dediquem à produção primária de produtos agrícolas, explica uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

Estes apoios enquadram-se em melhorar o desempenho técnico, económico e ambiental das explorações, visando o aumento da sua competitividade, em contribuir para a diversificação da produção, em aumentar a produção de alimentos de qualidade e em contribuir para o rejuvenescimento dos activos do sector como alavanca para o combate ao desemprego, incentivando os jovens a permanecer nas zonas rurais e criando emprego.

Em ambas as candidaturas apenas são elegíveis os projectos nos sectores de produção animal: bovinicultura, suinicultura, equinicultura, ovinicultura, caprinicultura, avicultura, cunicultura, apicultura, helicicultura e lombricultura; de produção vegetal: horticultura, fruticultura, floricultura, viticultura, batata-semente, beterraba e chá, e de produção de cogumelos.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.