A Academia do Vinho Verde vai realizar uma formação sobre “Princípios de Viticultura”, nos dias 9 e 10 de Julho, na Casa do Vinho Verde, no Porto.
Esta formação realizada pela Academia do Vinho Verde em parceria com a escola Superior de Hotelaria e Turismo tem como principais objectivos: compreender as especificidades da instalação da vinha e sistema de condução na região dos Vinhos Verdes, avaliar a aplicabilidade de tratamentos fitossanitários e intervenções em verde bem como reconhecer a importância do controlo de maturação (pré-vindima) à vindima.
A acção tem como formador Carlos Magalhães, Licenciado em Engenharia Agrícola pela UTAD, Professor na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, Escola Agrícola de Santo Tirso e Universidade Portucalense nas disciplinas de viticultura e enologia.
Carlos Magalhães é ainda consultor de vários projectos na área de viticultura e enologia em várias regiões do País (Vinhos Verdes, Dão, Douro, Bairrada, Alentejo e Trás-os-Montes) e é produtor de vinhos no Douro.
Inscrições
A formação tem uma duração de 16 horas e um custo de 100 euros, com coffee breaks de manhã e de tarde (não inclui almoço).
Pode inscrever-se aqui.
Programa:
• Instalação da vinha
– Escolha do terreno e análises de solo;
– Escolha de castas e porta-enxertos;
– Densidades de plantação
3h
• Sistemas de condução
– Formação da vinha e escolha do sistema de condução
4h
• Tratamentos fitossanitários
– Doenças e pragas da vinha e respetivos tratamentos fitossanitários.
3h
• Intervenções em verde
– Desladroamento, poda em verde e desfolha
3h
• Vindima
– Controlo de Maturação
Agricultura e Mar Actual