Início / Featured / Marinha presta apoio a velejador solitário à deriva no mar dos Açores

Marinha presta apoio a velejador solitário à deriva no mar dos Açores

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada e o navio patrulha oceânico Setúbal prestaram auxílio a um veleiro de bandeira holandesa “Beau4”, com um tripulante a bordo, que se encontrava à deriva a Sudoeste da Ilha do Faial, com problemas no motor e mastro danificado.

A acção de apoio, explica um comunicado da Marinha Portuguesa, terminou este sábado com a chegada do veleiro em segurança ao Porto Comercial da Ilha do Faial, sempre acompanhado pelo NRP Setúbal, mas teve início quinta-feira, dia 11 de Junho, cerca das 20h00 (horas locais) quando chegou o alerta proveniente do Centro de Busca e Salvamento de Den Helder de que um veleiro de bandeira holandesa “Beau4”, com um tripulante masculino de 53 anos, nacionalidade holandesa, se encontrava à deriva a cerca de 160 milhas náuticas (cerca de 260 km) a sudoeste da ilha do Faial, com problemas no motor e mastro danificado.

NRP Setúbal

O NRP Setúbal foi “empenhado de imediato para prestar apoio ao veleiro, nomeadamente, auxílio na reparação do motor e posteriormente, efectuar o acompanhamento da embarcação até à Ilha do Faial”. Após chegada do navio à área de operações, foi enviada uma equipa técnica a bordo do veleiro a fim de reparar a avaria na propulsão.

A avaria foi reparada na tarde do dia 12 de Junho, tendo o veleiro iniciado trânsito para a Ilha do Faial, com o devido acompanhamento por parte do NRP Setúbal.

Ontem, dia 13 de Junho, pelas 21h30 (horas locais), o veleiro “Beau4” atracou no Porto Comercial da Ilha do Faial.​

O NRP Setúbal é comandado pelo Capitão-de-fragata Rui Manuel Zambujo Madeira e dispõe de uma guarnição de 45 elementos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.