A A2S — Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia relembra que, a partir de 11 de Maio, estão abertas as candidaturas para projectos de investimento que se desenvolvam nas freguesias rurais de Loures, Mafra e Sintra, no âmbito da Medida 10 do PDR 2020.
E para ajudar os potenciais candidatos, está a promover várias sessões de esclarecimentos sobre a apresentação de candidaturas. A primeira é já dia 13 Maio, na plataforma Zoom (pode inscrever-se aqui).
Com a abertura destes concursos, a A2S pretende comprometer a totalidade da verba da Estratégia de Desenvolvimento Local da região saloia alocada a projectos desenvolvidos no quadro do Programa de Desenvolvimento Rural PDR 2020.
Apoios financeiros a fundo perdido
Os apoios financeiros a fundo perdido colocados a concurso destinam-se sobretudo à produção, transformação e comercialização de produtos agrícolas, mas também ao desenvolvimento de actividades não agrícolas no contexto de explorações agrícolas e devem permitir esgotar a verba disponibilizada pelo PDR 2020 para a execução da Estratégia de Desenvolvimento Local da Região Saloia, que actualmente apresenta uma taxa de compromisso de 70%.
Assim são disponibilizados apoios a pequenos produtores agrícolas para despesas relacionadas com a produção e com a melhoria das condições de trabalho das explorações agrícolas até um máximo de 40.000 mil euros de investimento por projecto com um apoio de 40%.
Estes agricultores têm ainda a possibilidade de apresentar candidaturas para o desenvolvimento de cadeias curtas de abastecimento agroalimentar, incluindo as deslocações a mercados e a pontos específicos de entrega, no âmbito das medidas de carácter extraordinário para fazer face à situação de pandemia Covid-19.
Investimento máximo por projecto de 50.000 euros
O investimento máximo por projecto foi fixado em 50.000 euros e as taxas de apoio são de 50% ou 80% caso o investimento seja material ou imaterial, respectivamente. O apoio às deslocações tem um valor fixo de 48 euros por deslocação.
Neste âmbito é também aberta a possibilidade de serem apresentadas candidaturas, a título individual ou em parceria, promovidas por associações e cooperativas de agricultores, associações de desenvolvimento local e autarquias locais que pretendam efectuar investimentos na melhoria das condições de higiene e segurança física e alimentar de pontos de entrega específicos.
Diversificação das fontes de rendimento
Para os agricultores que pretendam diversificar as suas fontes de rendimento através do desenvolvimento de actividades não agrícolas no contexto de uma exploração agrícola, são ainda disponibilizados apoios de 40 ou 50% do valor do investimento que pode ascender a 200 mil euros por projecto.
Os investimentos na modernização e capacitação das empresas de transformação e comercialização de produtos agrícolas, contam também com um concurso específico, que prevê o apoio de 35% para investimentos até 200 mil euros.
As candidaturas podem ser apresentadas no balcão do beneficiário do PDR 2020, aqui.
Agricultura e Mar Actual