A entrega de candidatura para a 6ª edição dos Prémios Exportação & Internacionalização, promovida pelo Novo Banco, termina a 13 de Outubro. Pode fazer o download do formulário de candidatura aqui. Regulamento aqui.
“A conquista de mercados internacionais assume uma importância vital para a economia nacional, pelo que é um imperativo distinguir as empresas e os empresários portugueses que se destacaram no último ano, em termos de exportações e Internacionalização”, refere uma nota do Novo Banco (NB).
Desta forma, o NB organiza em parceria com o Jornal de Negócios e a IGNIOS, a 6ª edição dos Prémios Exportação & Internacionalização, uma iniciativa cujas candidaturas arrancaram dia 5 de Setembro. A cerimónia de entrega de prémios irá ocorrer em Novembro.
Os prémios integram três categorias:
- PME com melhor caso de sucesso de internacionalização;
- Grande Empresa com melhor caso de sucesso de internacionalização;
- Prémio Revelação – Empresa que se destacou em 2015 pela abordagem inovadora e empreendedora com que se internacionalizou.
No conjunto de categorias de prémios na vertente exportação, os vencedores resultarão de um processo de análise de indicadores compósitos baseados em indicadores económico-financeiros, recolhidos e tratados pela IGNIOS. O modelo de avaliação/ponderação e os vencedores finais serão posteriormente homologados por um Júri independente dos promotores.
Os indicadores económico-financeiros utilizados são:
- Volume de Negócios;
- Número de países de destino das exportações;
- Volume de exportações para destinos não UE;
- Exportações;
- Emprego.
Esta iniciativa “é estratégica para o Novo Banco pois permite continuar, como sempre tem estado, ao lado das empresas apoiando as suas decisões estratégicas e os seus projectos chave”, acrescenta a mesma nota.
Para os responsáveis pelo Novo Banco, estes prémios, ao darem a conhecer empresas com “performances de excelência nos mercados internacionais são, por um lado, um reconhecimento público aos vencedores, mas igualmente uma fonte de inspiração e estímulo a outras empresas que competem todos os dias a nível internacional para levar a todo o mundo o nome de Portugal e contribuem positivamente para o crescimento da economia portuguesa”.
Agricultura e Mar Actual