A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) acaba de publicar uma actualização da sua base de dados de plantas hospedeiras de espécies de Xylella, que rastreia as espécies vegetais afectadas pelo agente patogénico vegetal Xylella fastidiosa. A última actualização, que abrange a investigação publicada entre Janeiro e Junho de 2024, inclui dados de 27 publicações científicas e notificações recentes de surtos.
O número total de espécies hospedeiras de Xylella fastidiosa confirmadas aumentou para 452 espécies (de 70 famílias botânicas diferentes) quando se utilizam os métodos de detecção mais rigorosos e foi identificada uma nova planta hospedeira: o carvalho de montanha cantábrico (Quercus orocantabrica) infectado em Portugal.
Por outro lado, pela primeira vez, foram detectadas infecções da estirpe da doença de Pierce – uma estirpe de Xylella fastidiosa que causa doenças nas vinhas da América do Norte – em uvas, amêndoas e outras plantas na região italiana da Apúlia. Estas são algumas as conclusões avançadas pela EFSA.
A Xylella fastidiosa é um agente patogénico bacteriano que causa doenças graves numa vasta gama de plantas, incluindo oliveiras, citrinos, videiras e várias plantas ornamentais. A EFSA desenvolveu a base de dados de plantas hospedeiras de Xylella spp. na sequência de um pedido da Comissão Europeia para apoiar a avaliação dos riscos e os esforços de gestão para controlar a Xylella fastidiosa. A base de dados, que tem sido continuamente actualizada desde 2016, serve como um recurso importante para os decisores políticos, os investigadores e as autoridades fitossanitárias.
Pode ler o relatório completo aqui.
Agricultura e Mar