O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reuniu-se hoje, 25 de Fevereiro, com o novo conselho de administração do grupo Lactogal, acompanhado pelo secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura.
O encontro teve como principal objectivo “sensibilizar a indústria para a necessidade de revisão dos preços pagos aos produtores de leite”, uma reivindicação considerada justa pelo líder do executivo açoriano, sublinhando o compromisso do Governo dos Açores em apoiar esta causa, avança uma nota de imprensa do Governo Regional.
“A revisão do preço do leite pago ao produtor é um justo reconhecimento da capacidade e do esforço civilizado dos nossos agricultores, em particular os da Ilha Graciosa”, afirmou José Manuel Bolieiro.
O governante destacou a importância de garantir um preço justo na cadeia de valor e reforçou o papel do Executivo açoriano como “aliado dos produtores”. Na sequência do encontro, anunciou que a Lactogal “demonstrou compreensão face à situação dos agricultores e assumiu o compromisso de rever os preços pagos na Graciosa e na Terceira, a partir de 1 de Março”, acrescenta a mesma nota.
“O Governo dos Açores assume um papel pedagógico e mediador nesta matéria, com o objectivo de alcançar um entendimento que valorize o sector primário, enquanto motor essencial da nossa economia produtiva. Orgulhamo-nos da Marca Açores e da excelência dos nossos produtos lácteos”, declarou o presidente do Governo.
A reunião com a Lactogal surgiu na sequência de uma concentração de agricultores no aeródromo da Graciosa, à chegada do Executivo açoriano para a visita estatutária à ilha.
Perante os protestos pelo baixo valor pago ao leite, José Manuel Bolieiro comprometeu-se a intervir como moderador junto da indústria, tendo como primeira acção oficial a reunião agora realizada.
Agricultura e Mar