O Grupo Agrihold, proprietário maioritário da Herdade da Zambujeira, acaba de concluir a venda dos seus activos no Alentejo. Com esta transacção — assessorada pela área de Agribusiness da CBRE — conclui o seu projecto em Portugal iniciado em 2000, com uma área total de 700 hectares de plantação de tangerinas, amendoal e olival. Mas, a Bolschare Agriculture continuará a gerir a exploração e a posicionar-se como o principal operador agrícola na Europa.
A CBRE, empresa internacional de consultoria e serviços imobiliários, assessorou com sucesso o Grupo Agrihold, participado das famílias Martinavarro e Ballester, fundadores da Citri&CO, líder europeu na produção de citrinos, melão, melancia e fruta de caroço, na venda dos seus activos localizados no Alentejo, refere uma nota de imprensa da imobiliária.
A transacção, assessorada pela equipa de Agribusiness da CBRE, especializada em operações que cobrem toda a cadeia agroalimentar, “destaca-se pela sua localização privilegiada e pela excelente qualidade dos activos envolvidos”, acrescenta a mesma nota.
A operação envolveu a venda de uma entidade legal espanhola, que por sua vez detém a Valenciagro (sociedade portuguesa) e activos em Portugal, com uma superfície total de 700 hectares de plantação de tangerinas, amendoal e olival. A estrutura concebida para a operação assegurou a máxima eficiência operacional.
A continuidade do projecto a longo prazo é mantida, incluindo a empregabilidade de todos os funcionários actuais, com a venda da empresa a um investidor internacional e do subsequente arrendamento à Bolschare Agriculture, um parceiro local deste investidor na região e o mais importante operador agrícola do Sul da Europa.
“A forte presença e expertise regional da CBRE e o alcance ibérico da área de Agribusiness foram fundamentais para a conclusão bem-sucedida da transacção num contexto macroeconómico complexo”, acrescenta a mesma nota.
A CBRE liderou a transacção como lead advisor, mobilizando uma equipa multidisciplinar com a articulação dos seus escritórios em Madrid, Valência e Lisboa. A transação contou ainda com assessores jurídicos e financeiros, nomeadamente a Garrigues (assessoria ao Grupo Agrihold), PLMJ, Baker McKenzie e KPMG (assessores do investidor), assegurando um processo de desinvestimento eficiente e alinhado com os interesses estratégicos do cliente.
Agricultura e Mar