Início / Agricultura / Perímetro de Rega do Mira. Entre 2019 e 2023 volume de água fornecido à agricultura diminui 72%

Perímetro de Rega do Mira. Entre 2019 e 2023 volume de água fornecido à agricultura diminui 72%

Apesar de desafios como a escassez de água, os produtores agrícolas do Perímetro de Rega do Mira (PRM) têm “investido na implementação de soluções inovadoras e assentes em tecnologia moderna que aumentaram significativamente a eficiência no uso dos recursos hídricos e também nos sistemas de produção. Entre 2019 e 2023, e graças aos investimentos realizados pelos produtores agrícolas, o volume de água fornecido para a agricultura diminuiu 72%, evidenciando um modelo de produção mais sustentável”.

Os resultados são revelados o relatório “O impacto económico dos pequenos frutos e da agricultura no Perímetro de Rega do Mira”, que analisa o contributo económico e social da agricultura no Perímetro de Rega do Mira (PRM), localizado na região de Odemira e Aljezur, evidenciando a relevância desta região para o desenvolvimento sustentável e para a economia local, regional e nacional. Um estudo apresentado hoje, 14 de Janeiro, pela Lusomorango – Organização de Produtores e a EY-Parthenon.

“Os pequenos frutos, que representam a maioria das culturas mais produtivas por hectare e por metro cúbico de água utilizada no PRM, consolidam a posição da região como um centro de excelência na produção hortofrutícola”, realça um comunicado de imprensa conjunto da Lusomorango e da EY-Parthenon. Em específico sobre os pequenos frutos, em 2023, Portugal destacou-se como um dos maiores exportadores de framboesa e amora, representando 10,5% das exportações mundiais desses frutos.

Na sessão, participaram Miguel Farinha, country manager EY Portugal, Loïc de Oliveira, presidente da Lusomorango, Sandra Primitivo, executive director EY-Parthenon e Rui Faustino, senior manager EY-Parthenon (responsáveis pelo estudo), Luís Mesquita Dias, presidente da AHSA – Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur, Sofia Horgan, administradora da Beira Baga.

A encerrar o encontro estiveram o Álvaro Mendonça e Moura, presidente da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, e José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Pescas.

Pode ler a apresentação do relatório “O impacto económico dos pequenos frutos e da agricultura no Perímetro de Rega do Mira” aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

José Manuel Fernandes: Feira Gastronómica do Porco de Boticas “é uma montra da excelência do fumeiro tradicional”

Partilhar              O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, presidiu à sessão de abertura da …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.