Início / Agenda / Nature Bootcamp. Montados Net-Zero convida jovens do Alentejo a propor soluções inovadoras e sustentáveis para o Montado

Nature Bootcamp. Montados Net-Zero convida jovens do Alentejo a propor soluções inovadoras e sustentáveis para o Montado

O Nature Bootcamp – Empreendedorismo Jovem para o Montado Alentejano, realiza-se, no âmbito das actividades de capacitação e partilha de conhecimento do projecto Montados Net-Zero, no primeiro trimestre de 2025. Esta é uma iniciativa inovadora destinada ao público jovem da região do Alentejo, designadamente alunos do ensino secundário regular ou profissional.

Em três fins-de-semana (25 e 26 de Janeiro, 8 e 9 de Fevereiro, 1 e 2 de Março), 25 jovens do ensino secundário, regular e profissional, irão participar em actividades destinadas ao desenvolvimento de competências ligadas ao empreendedorismo, com particular foco na área do desenvolvimento rural em zonas de baixa densidade, construindo projectos inovadores e ambientalmente sustentáveis, ligados aos ecossistemas de montado.

Nestes três fins-de-semana, os participantes poderão trocar experiências em sessões expositivas, visitas de campo e trabalhos em grupo e contactar com especialistas e actores chave nos sectores da produção, da indústria e da investigação, refere uma nota de imprensa do projecto Montados Net-Zero.

Num ambiente dinâmico e colaborativo, através de sessões expositivas, visitas de campo e trabalhos em grupo, serão apresentadas metodologias práticas de desenvolvimento de projectos e de criação de valor, que irão permitir aos participantes dar asas às suas ideias e construir o seu futuro nestes territórios, acrescenta a mesma nota.

As inscrições são limitadas e sujeitas a candidatura prévia através do formulário disponível aqui.

Montados Net-Zero

O Montados Net-Zero é um projecto integrado no Laboratório Vivo do Montado (Montado Living Lab) focado na saúde do solo e na disseminação de conhecimento sobre práticas de gestão regenerativas, produtivas e inovadoras enquanto estratégia de revitalização deste sistema agrosilvopastoril característico do Sul de Portugal.

Tem a coordenação do MED-Universidade de Évora em parceria com três PME agroflorestais em diferentes regiões (Nuts3) do Alentejo (Herdade de Coelheiros, Ovicharol – Sociedade Agropecuária do Monte do Tojal e Sociedade Agrícola Vargas Madeira), o Centro de Competências do Pastoreio Extensivo representado pela ADPM, a AFLOSOR, as unidades de I&D FCUL-cE3c e FCT-NOVA CENSE e a PME tecnológica Impactwave.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CAP exige pagamento de juros aos agricultores em caso de atraso no pagamento de apoios

Partilhar              A direcção da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal considera que a regularização de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.