A Associação Internacional de Estudantes de Agricultura da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (IAAS-UTAD) realiza o II Simpósio de Olivicultura e Azeites, no dia 8 de Janeiro de 2025, nas instalações da UTAD, em Vila Real. As inscrições ainda estão abertas.
Este evento tem como objectivo promover o intercâmbio de conhecimentos e práticas inovadoras no sector olivícola, reunindo especialistas, produtores, estudantes e entusiastas da área, avança uma nota de agenda da organização.
O Simpósio conta com temas dedicados às variedades autóctones, o olival superintensivo, a tecnologia do cultivo ao azeite, a gestão do solo com cobertos vegetais semeados, cooperativismo e mercados e economia circular, apresentando ainda soluções baseadas em cobertura do solo com mulch e biochar procedentes de resíduos do lagar para reverter processos de desertificação nos olivais do mediterrâneo.
A partir das 15h40 haverá uma mesa redonda dedicada aos “Desafios e Oportunidades na Fileira Oleícola”, contando com Francisco Ataíde Pavão (presidente da APPITAD – Associação dos Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro), António Cordeiro (do INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária), Joaquim Moreira (CEO da Acushla) e Teófilo Ferreira (Cooperativa de Freixo de Espada à Cinta). Uma mesa redonda a ser moderada por Carlos Caldeira, director da Revista Agricultura e Mar.
As inscrições estão ainda abertas e pode ser feitas aqui.
Agricultura e Mar